• Curiosidades: Hidrelétrica 3 gargantas



    A hidrelétrica três gargantas é a maior usina do mundo, construída no rio Yangtzé, o maior da China. A obra foi concluída em 20 de maio de 2006, seis meses antes do prazo previsto. A obre tem como função a prevenção de enchentes, a geração de energia e a facilitar o transporte fluvial, e por isso ela desempenha um papel importante no desenvolvimento sócio-econômico da China.

    A construção da barragem foi iniciada em 1993, e até fins de 2004, quatro turbinas entraram em funcionamento. Em 2009, com 26 turbinas instaladas, a capacidade concebida é de 18.200 MW e ultrapassou a potência de Itaipu.
    O vertedouro está projetado para 110.000 m³/s e vai ser junto com a usina de Tucuruí, no rio tocantis, aqui no Brasil, os maiores do mundo em vazão. Diversas empresas brasileiras de consultoria participaram no projeto tendo em vista a vasta experiência do Brasil com as usinas de Furnas, Tucuruí, Itaipu e dentre outras.


    Desde o início da construção, o governo chinês e os engenheiros priorizaram a qualidade da obra. Veja na íntegra o comentário de Cao Guangjing, diretor do projeto.

    "Temos um complexo de controle de qualidade. Primeiro, as construtoras realizam uma auto-avaliação, segundo, há empresas que fazem a supervisão, terceiro, a nossa corporação, também vai verificar os resultados dos exames, e quarto, funcionam três centros técnicos e uma comissão de controle de qualidade para realizar o macro-controle em toda a obra. Além disso, a construção está submetida à supervisão de um grupo especial do Conselho de Estado, que inspeciona o projeto duas vezes por ano".








    0 comentários:

    Postar um comentário

     

    About

    Artigos populares